segunda-feira, 6 de junho de 2011

Um giro pelo Reino Unido/Escócia - Inverness



Vale à pena ir até o extremo norte daquele país para conhecer a capital das Highlands. Inverness  é a maior cidade ao norte da Escócia e capital das terras altas, local de muitas tradições e com muitas lendas. É uma cidade pequena e tranqüila, cortada pelo rio Ness. Há um bom centro de informações turísticas, antes de entrar na cidade, com informações precisas de hotéis,lojas, restaurantes e o que ver.




Um dos melhores roteiros de Inverness é percorrer a margem do rio Ness, virou ponto de referência para quase tudo por ali. Atravessando a ponte, chega-se ao lado esquerdo de sua margem, onde fica a parte mais bucólica de Inverness e onde se destaca o agradável Bught Park. Perto dali fica o Floral Hall, uma estufa com plantas tropicais e peixes.
Lá acontecem durante o verão muitas festividades, como o Inverness Tatto, com desfiles militares, bandas escocesas em suas vestimentas tradicionais, danças e festivais de pratos típicos.
Hummm,falando em prato típico,o Haggis é talvez o mais famoso prato dentre todas as iguarias tipicamente escocesas e pode ser encontrado nos restaurantes locais. Preparado com coração, fígado ou pulmão de ovelha, misturados com sal, cebolas, pimenta e aveia,gordura e especiarias. Faz muito sucesso entre os escoceses. Nós não tivemos coragem de experimentar e nem sei de outros turistas que o fizeram. Quem sabe??? Mas  lá tem muito mais coisas a serem saboreadas. Tem o Girvan's, que tem uma boa variedade de pratos e não é caro. Em frente ao rio fica o Johnie Foxes, um pub interessante com música ao vivo à noite. Tem o Shapla, um restaurante indiano, pertinho do castelo, o River Cafe and Restaurant, fica no número 10 da Bank Street. Come-se bem na Escócia!
Outro evento importante é o Marymas Fair, festival realizado desde 1590, no dia 15 de agosto, dia dedicado a Rainha Mary. Sempre começa com um desfile de carruagens percorrendo o trecho compreendido entre a catedral até o centro da cidade, com os participantes vestidos em roupas medievais. Ao mesmo tempo, no Northern Meeting, estão barraquinhas de pratos típicos. A festa termina sempre com a  coroação da rainha Mary. A eterna Rainha dos Escoceses.
 Muitos outros eventos são o Inverness Music Festival (fevereiro e março), Highland Walking Festival (maio e junho), Festival Gastronômico das Highlands (junho) e o Festival de Música Inverness Mod (junho).
No alto da colina situa-se o imponente Castelo de Inverness. Apesar da aparência medieval, não é um castelo autêntico, ele foi construído em 1835, no mesmo local onde havia uma fortaleza.




  Na frente do Castelo há o monumento homenageando Flora Macdonald, que é muita admirada e querida por seus habitantes. http://en.wikipedia.org/wiki/Flora_MacDonald http://www.flodigarry.co.uk/flora_history.asp

 A principal rua de comércio da cidade é a High Street. Dentre os itens mais procurados estão roupas de lã cashmere,  tecidos tartan, kilts e os deliciosos biscoitos amanteigados, que derretem na boca. Vá até o Victorian Market, uma construção antiga repleta de bancas vendendo todo tipo de produtos, peixes, frutas,  roupas, queijos, o lugar de encontrar escoceses.



Nas ruas centrais de Inverness voce vai encontrar músicos vestidos com trajes típicos e tocando sua gaita de foles.É gostoso escutar este som peculiar.

 No verão a cidade vive seu maior momento e há apresentações de música e dança da tradicional Inverness Pipe Band, ao longo da High Street. Outras apresentações costumam acontecer no Eden Court Theatre, um dos principais teatros da cidade. Em agosto, acontece ainda o festival de Drumnadrochit, em Loch Ness, com danças e gaiteiros.

Há muitas opções de hospedagens,como hoteis, B&B e hostels.Sugiro o Hotel Columba (www.oxfordhotelsandinns.com/ourhotels/columba) que fica no Centro, ali ao lado da ponte, com fácil acesso a tudo, numa construção histórica e adaptado ao conforto dos modernos hoteis e com  preço, não acreditável de 59,00 libras,  o quarto duplo, com breakfast incluído.Um farto e variado breakfest .Um achado! 
Anexo ao hotel tem um bom restaurante , chamado  MacNabs. Com  boa comida, e um gostoso pub que reúne hospedes e nativos em torno de uma boa "beer".
Vá até Loch Ness (http://en.wikipedia.org/wiki/Loch_Ness ), pouco ao sul da cidade, onde dizem que mora o famoso Monstro de Loch Ness.O visual é lindíssimo! Em suas margens há casas, ruínas do Castle Urquhart (http://www.aboutscotland.com/ness/urquhart.htm ) e andando ainda mais ao sul, cicundando o lago há várias estações de férias,recreio e esportes. Bonitos lugares e com estrutura de lazer variada. 






 O Lago faz parte da vida local para esportes e também pescarias, bem como seu "monstro"que é o fato mais misterioso e que mais atrai milhares de pessoas.












O Centro de Lazer do Lago Ness, transformou o monstro no Nessie e se tornou um local de diversões.



Nenhum comentário: