sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Lubeck /Alemanha - o tesouro do Norte


  
Chegando a Lübeck a primeira visão que se tem : Hostentor!
Como principal porta de entrada da cidade está localizado frente à Holstentorplatz, em lindo cenario.
Dentro dele há um museu que conta a história da cidade. Uma visita vale a pena.
 Mas o que mais chama a atenção é a sua arquitetura. Lindissima!
Comece seu passeio ali. A porta de Hostentor é datada do século 15, e fica na margem oposta do Trave e sua função seria guardar a entrada da cidade. Isso o transformou num belo portal.Entrando, aproveite uma escada em espiral e espie pelas janelas minusculas na parte oeste de Lubeck. Verá a cidade a seus pês, os navios aportados, super interessante. Fico imaginando como seria este cenário antigamente...
Lubeck tem em suas igrejas, cujas torres formam um impressionante conjunto arquitetônico, a sua maior característica. São elas: a Catedral da cidade (Lubeck Dom), as igrejas de Santa Maria (St. Marien Kirche),Sao Pedro (St. Petri Kirche),Sao Jaco( St. Jakobi Kirche), Santa Catarina ( St,Katharinen Kirche) e Santa Egidia ( St. Aegidien Kirche).
Fomos ate o alto da St. Petri Kirche para admirar a cidade, vista de cima. Atingimos o alto  através de um elevador, pagando-se, simbolicamente, 01 euro. Vale muitooooo a pena.Descortinam-se torres e mais torres e uma linda cidade.Fotografamos bastante!Mas o que mais me impressionou nesta visita á Catedral, além das fotos da destruição, foi a torre do sino.
O sino se encontra estatelado no chão, exatamente como e onde caiu quando a Igreja foi bombardeada na Segunda Guerra Mundial, em 1942.
Ali, semi afundado e demonstrando todo o terror que uma guerra produz. A sensação é muito estranha: um mismo de perplexidade e muita revolta.
Isso choca muito e esta lá para que não esqueçam as atrocidades cometidas.
Porém, o principal ponto de encontro em Lubeck é o mercado da cidade. Num prédio antigo e onde fica a Prefeitura e todas as coisas giram ao seu redor.No centro dele há restaurantes e comerciantes vendendo artigos da região.Há restaurantes no entorno e dentro com pratos típicos e lojas de artesanato.
No lado externo do prédio funciona uma feira livre com seus produtos de época (em maio os fabulosos aspargos)que vão de queijos, a embutidos e também as deliciosas tortas de maçãs.

A cidade tem excelentes restaurantes, porém o Schiffergesellshaf, ou Sociedade dos Marinheiros ( Breitestrasse,2 -schiffergesellscharft.de), num prédio com frontão em degraus de 1535 é a cara da cidade. Em funcionamento desde 1868, o restaurante, com suas mesas de banquete originais e navios de modelo de 200 anos pendurados no teto, oferece especialidades regionais como zander (lucioperca) assado, um peixe de água doce e batatas fritas.
Depois pare na Im Alten Zolln, um posto alfandegário do século 16,na ponta sul da cidade (Mühlensrasse 93-95 alter-zolln.de) cuja seleção de cervejas inclui uma bier escura e deliciosa, produzida pelos próprios proprietários.Como gostamos muito de uma boa cerveja, foi um achado!
Voce encontrara a maior constelacao de bares no lado leste de Lubeck, especialmente ao longo da Huxstrasse e Fleischauerstrasse. O cafeBar )Huxstrasse,94 ( cafebar.tv) atrai multidões a noite  com seus DJs, tocando techno. lounge, hiphop, rhythm and blues e muito mais. Música brasileira também se faz presente nesta casa.
Antes de voltar ao seu hotel, permita-se algum tempo para uma caminhada a esmo pelas ruas iluminadas a gaz.E a forma correta de se perder em suas ruas e ruelas a e viver um pouco a vida de Lubeck.
Mas o mais delicioso de Lubeck são os famosos marzipãs.Ali foram criados e até hoje adoçam as boquinhas que lá chegam.O mais famoso é o Niederegger(http://www.niederegger.de) lindos, saborosos e frescos.Vá  lá e vai se deliciar.

Nenhum comentário: