segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Porto, bela cidade portuguesa.

Visitar Porto fica muito fácil pois se trata de uma bela cidade.
Passear por suas ruas, ladeiras e ruelas nos transporta ao passado e nos desvenda muitas das coisas que se lê nos livros de Eça de Queiros...As casas de azulejos nas fachadas, ruas calcadas com pedras, muitos monumentos, igrejas e um pessoal afável e receptivo.
Visitar a Se Catedral, o Paço Episcopal, a Casa de Domingos Barbosa, a Igreja de Santa Clara, a Igreja de São Francisco (maravilhosa!), a Casa do Despacho, o Palácio de São João Novo, a Igreja e Torre dos Clericos e mais,muito mais monumentos ao redor. Um dia bem cansativo, mas bastante produtivo. De encher os olhos!
Entretanto, ao final da tarde vá passear nas calçadas da Ribeira, junto a margem do Rio Douro e jantar num dos muitos restaurantes dali.
O cheiro de pescados assando, sardinhas na brasa, bacalhaus no forno rescendem e despertam toda a fome  necessária para se deliciar nestas iguarias.O coração dispara e se fica a contemplar toda a beleza do Douro.Ainda no cais da Ribeira encontramos o Muro dos Bacalhoeiros, a Casa das Cestinhas e o Mercado Ribeira onde encontramos produtos regionais.
Mas na rua da Reboleira fica o Centro Regional de Artes Tradicionais onde se encontra muito artesanato tradicional.
Um passeio a vizinha Vila Nova Gaia fica muito gostoso e aproveite para visitar uma das caves de vinho do Porto (com parcimônia na degustação, se for dirigir) e saborear a vontade.Ainda da tempo de visitar o Mosteiro da Serra do Pilar.Aproveite a vista de ambos os lados do Rio Douro.
Sempre se encontra pelas ruas os acadêmicos de direito vestindo suas tradicionais roupas e seus botons de condecoração do curso.Interessante e peculiar.

Adorei Porto! Vou voltar, certamente.

Nenhum comentário: