quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Paestrum Itália


Visão de impressionar pela grandiosidade da obra.


Paestum foi uma grande cidade da Magna Grécia, localizada no sul da Itália, na região da Campânia, pertencendo hoje à comuna de Capaccio.É fácil acesso.

Para que se possa entender a importancia deste monumento: “Foi fundada no fim do século VII a.C. por colonos de Sybaris, e foi originalmente chamada de Poseidonia. Continuou a prosperar durante o Império Romano, recebendo privilégios especiais. A partir do século IV d.C. começou a declinar e foi abandonada na Idade Média. Só foi redescoberta no século XVIII. Sua importância está nas ruínas que preservou, sendo um famoso sítio arqueológico, com três grandes templos gregos, tumbas e outros edifícios. Foram encontrados também uma quantidade de objetos de arte e de uso diário, além de alguns dos extremamente raros exemplares de pintura da Grécia Antiga. A maior parte do sítio ainda não foi escavada. Foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.” Isso que Wikipédia informa nada se compara ao que se encontra lá.

É uma maravilha. Suas ruínas estão preservadas e num número bem expressivo num sítio.Uma beleza.
Anexo a sua entrada há um museu onde se encontram estes objetos encontrados nas escavações, dispostos de uma forma clara e agradável de se ver.Um museu moderno e bem didático.

Quando lá estivemos, em maio, estava tranquilo e a visitação transcorreu com tranquilidade e sem aquele amontoado de turistas.
Gostei e indico a quem aprecia sitíos arqueologicos, de predomínio romano.

Nenhum comentário: