terça-feira, 22 de julho de 2008

Festival de Dança de Joinville 2008


Espetacular!!!!

Ontem, 20 de julho, fui assistir a Noite de Gala do Festival de Dança da Joinville.

Voces sabiam que ele já é o maior Festival de Danças do mundo? Pois é, e está avalizado pelo Guiness.
Que bom que moro em Santa Catarina! Esta terrinha é mesmo abençoada por Deus.

A Noite de Gala do Festival de Dança de Joinville apresentou como programa A Grande Suite do Ballet DON QUIXOTE.
O espetáculo superou minhas expectativas em tudo: cenários, figurinos,música, platéia e principalmente os dançarinos.Um verdadeiro show!
DON QUIXOTE é a obra mais famosa de Miguel de Cervantes e foi transformada em balé em 1869, com coreografia de Marius Petipa e Alexander Gorsky.O Ballet Imperial foi quem estreou a peça no Teatro Bolshoi de Moscou na Russia.

A musica de Ludwig Minkus dá ao espetáculo uma atmosfera para que os bailarinos dancem, com traços marcadamente hispanicos, um conto de heroismo, ilusão e muito romance.
A obra é universalmente conhecida, inumeras apresentações já foram encenadas por muitos e muitos anos e por várias companhias no mundo.Sempre um sucesso.
Bastante aplaudida, criticada e sempre renovada, porque a temática continua atual, moderna e bela.
O elenco era composto de professores, ex alunos (que já estão atuando em companhias fora do País) e os bailarinos da Cia Jovem ETBB (Escola do Teatro Bolshoi no Brasil) e tendo como solistas Natalia Osipova e Andrey Bolotin.Estes são os primeiros solistas do Teatro Bolshoi, da Russia.

Nesta apresentação o que foi mais importante, sob meu enfoque, foi a alta experiência aliada ao aprendizado e seus resultados.

Os bailarinos russos eram divinos....eles não apenas dançavam...eles levitavam ao som da música...com graça, técnica marcante, domínio do palco e do corpo.
O entrosamento do casal de bailarinos tornou o espetáculo uma perfeição.

Os bailarinos coadujantes bailaram a sombra do casal de forma igualmente bela e com técnicas semelhantes.O que demonstra que a nossa ETBB está formando dançarinos de ponta!!!!E neste espetáculo eles eram cerca de 100 bailarinos brasileiros da escola.
Um espetáculo a parte eram os alunos jovens.Crianças poder-se-ia dizer...um encanto.

Fizeram parte do primeiro ato, integrando-se as cenas de forma magistral , com concentração, graça, técnica, esforço e bastante expontaneidade.
Era visivel em suas carinhas o orgulho em estarem ali, pisando naquele palco...fazendo parte da noite de gala e complementando um cenário de sonhos.

Dentre eles destaco um menino que estava extasiado! Seu olhar era de júbilo e glória.Ele transmitia uma felicidade desmedida e contagiante. Encantamento...
Em muitos momentos eu não conseguia ficar sem observá-lo.Uma maravilha do comportamento humano e uma dádiva em eu poder observá-lo.

A Noite de Gala do 26º Festival de Dança de Joinville foi de pompa, circunstância e um show de apuro técnico, vigor e beleza.
Onde nossos olhos se encheram de encantamento e era visível a emoção da platéia.










Nenhum comentário: