segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Paestum, bela descoberta.

 A Sicília guarda tesouros em cada canto de seu território.
Além das belezas naturais ali espalhadas, descobre-se tesouros gregos,romanos, mouros, otomanos e o que a sua imaginação quiser e seus olhos vislumbrarem.
Seguindo nossa imaginação, vasculhamos e em nossas pesquisas descobrimos Paestum.
Uma cidade inteira a ser descoberta no sul da Sicília.Estão ali as ruínas de uma cidade inteira com a arquitetura da antiga Grécia, em plena região da campanha italiana e com uma preservação maior do que muitos sítios arqueológicos no território grego.
A cidade foi fundada no fim do seculo VII A.C.por colonos de Sibaris e foi originalmente chamada de Poseidonia, porque foi dedicada a Poseidon (O Netuno dos romanos) - Deus do Mar.

A partir de seculo IV D.C. começou seu declínio e na Idade Media foi abandonada.
Conta a história que, provavelmente, a causa foi o assoreamento da foz do Rio que,escorreu para a planície,em consequência ao desmatamento de montanhas vizinhas.Assim agravando as condições de insalubridade do território, trazendo doenças e pestes que fizeram a população, aos poucos, abandonar a cidade.A sua importância, nos dia de hoje, está nas ruínas  que preservou parte da historia em um espetacular sitio arqueológico.


Um estudo de como seria esta bela cidade.

Destacando-se um Templo grandioso dedicado a Hera. O templo mais antigo de Paestum construído em 550 a.c. Bem conservado e com suas colunas lhe dando sustentação e beleza.

Outro a ser admirado  é o Templo a Poseidon, construído  em torno de 450 a.c., portanto anterior ao Pathernon de Atenas.
Dentre  tantas construções, podemos destacar, também, o Templo Itálico.Edificado provavelmente na era romana de 200 A.C. e este é um pequeno Templo.
Caminhando entre estas relíquias, vemos pequena arena, quase um mini coliseu....ainda, também seu sistema de irrigação e escoamento...seus muros e avenidas...quanta grandeza para aquela época, o que representa a importância deste local.

O muro da cidade com cerca de 05 quilômetros e altura de 15 metros e com espessuras variadas e internamente com fosso e torres de observação.

A via sacra passa pela área de templos, a estrada teve seu traçado feito pelos gregos, mas pelas características foi pavimentada pelos romanos.
Ainda percorrendo a via sacra chega-se ao Foro, uma grande praça, circundada de pórticos, monumento e edifício de grande importância para a vida publica e comercial da cidade.



O anfiteatro,de forma oval, atualmente a estrada moderna o corta em dois.De origem romana, provavelmente era destinado a luta dos gladiadores com feras.
Ainda podemos observar ruínas de termas particulares ou publicas, comércio e casas e colocando a sua imaginação a mil, criando um sistema de vida na antiguidade.
Foram encontrados uma quantidade de objetos de arte, de uso diário, outros extremamente raros, como exemplares de pintura da Grécia Antiga, que encontram -se no Museu, ali mesmo.
Este Museu Arqueológico de Paestum fica defronte ao Anfiteatro, separados somente pela estrada moderna. Ali você poderá ver ainda cerâmicas antigas,pinturas e túmulos que foram encontrados nas escavações de 1968.
A alegria  de conhecer é imenso e você poderá ficar criando situações para entender como e porque toda uma cidade daquela riqueza pode ter sido abandonada
Tenho certeza que é um passeio educativo e deslumbrante.
Não se pode  perder.Perca-se nos detalhes.Muito tempo, mão de obra disponível ou escrava e os trabalhos em pedras, de tanto tempo, está ali em plena beleza.






Nenhum comentário: