A terceira cidade mais antiga do Brasil fica em Santa Catarina: São Francisco do Sul e foi colonizada por portugueses. Razão de seu charme se deve a isso, os casarios, em estilo colonial português, que emolduram as estreitas ruelas do seu centro histórico, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Também merecem destaque as tradições do Boi-de-Mamão, da Dança do Vilão, do Pão-por-Deus e das Pastorinhas.
A cidade é conhecida pela beleza do cenário formado pela baía da Babitonga e pela Vila da Glória, na parte continental. Além da História, das tradições e do porto, São Francisco do Sul tem belíssimas praias, procuradas por milhares de visitantes.
São Francisco do Sul tem quase 500 anos de História, que marca suas ruas, casas, igrejas, sambaquis, ruelas e becos. Conheça a Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça, de 1699, construída por escravos, milicianos e pelo povo do lugar, com argamassa feita de uma mistura de cal, concha, areia e óleo de baleia. No interior da igreja está a imagem da padroeira, que data de 1553 e foi deixada ali pelos espanhóis, que ergueram uma capela em homenagem a ela, depois de serem salvos de um temporal. Também há estátuas barrocas dos séculos XVII e XVIII e um órgão trazido do Rio de Janeiro em 1823 e que é utilizado até hoje. As cariocas (bicas d'água), o Museu Histórico, o Museu Nacional do Mar, (único do Brasil e que abriga exemplares e réplicas regionais de embarcações do litoral brasileiro, além de instrumentos, documentos, aparelhos de orientação naval, equipamentos, mapas, miniaturas, cenários...) Vale também visitar o Mercado Público Municipal e o Forte Marechal Hercílio Luz.
Um bom passeio é conhecer o Arquipélago da Baía da Babitonga, a duas milhas marítimas do centro de São Francisco do Sul, com acesso via embarcação. A Ilha da Rita, uma das muitas ilhas do arquipélago, foi base de combustíveis da Marinha e abasteceu os navios da esquadra brasileira durante a Segunda Guerra Mundial.
Visitem também a Ilha da Paz, circundada por praias e costões, que abriga um farol construído em 1905. Subam o Morro do Pão de Açúcar, que tem cerca de 150m de altura, e deslumbre-se com a vista da baía.
Na cidade há bons hotéis, charmosas pousadas, restaurantes de cozinha internacional, caseira ou açoriana...daí escolhemos para nosso almoço o Restaurante Portela, ali ao lado do pier, donde embarcam e desembarcam os navios que fazem passeios entre Joinville e São Francisco do Sul, navegando na bela Baía da Babitonga.
O restaurante fica a beira mar e tem um visual deslumbrante, tanto da centro histórico como da Baía e uma comida bem feita e gostosa..O atendimento é caloroso e nos foi oferecido o "Imperial". Um prato composto de camarões imensos servidos com um molho tartáro, peixe grelhado,arroz a grega, um farta salada, batatas fritas e um bom pirão de camarão.O prato é suficiente para quatro pessoas com bastante fome.Mesmos havendo pedido de entrada uma deliciosa casquinha de siri.Com bastante siri!Comemos bem e felizes!
Foi um bom passeio a mais uma das belas cidades de nossa Santa e bela Catarina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário